História

    As raízes do deísmo estão ligadas aos antigos filósofos gregos, e sobretudo a filosofia aristotélica da primeira causa. Mais tarde este movimento floresce durante o Iluminismo , com o apoio de cientistas britânicos e italianos como Galileu Galilei e Isaac Newton . As primeiras obras de crítica bíblica , tais como Thomas Hobbes no Leviatã e Spinoza no Tratado Político Teológico , bem como obras de autores menos conhecidos, como Richard Simon e Isaac La Peyrère , pavimentaram o caminho para o desenvolvimento do deismo crítico. 
    Edward Herbert, Lorde de Cherbury ( 1583 - 1648 ), é geralmente considerado como o "pai do deismo inglês", e seu livro De Veritate (na verdade, It Is Distinguished from Revelation, the Probable, the Possible, and the False ) ( 1624 ) a primeira grande demonstração do deismo. Herbert apresentou os pontos básicos do deísmo que pode ser resumido na seguinte maneira: "Deus existe, e pode ser cultuado pelo arrependimento e por uma vida de tal modo digna, que a alma imortal possa receber a recompensa eterna em vez do castigo". Outros deístas influentes, como Charles Bloynt ( 1654 - 1693 ), John Tolarndt ( 1670 - 1722 ), Lorde Shaftesbury ( 1671 - 1713 ) pregaram que o cristianismo não era um mistério e poderia ter sua autenticidade verificada pela razão ; tudo o que não pudesse ser provado pela razão deveria ser descartado. 
    Entretanto, foi na época do Iluminismo no final do século XVII , que o movimento deísta atingiu o seu apogeu partir dos escritos de autores ingleses e franceses como Thomas Hobbes , John Locke , Jean Jacques Rousseau e Voltaire . O mais famoso dos deistas franceses foi Voltaire, que adquiriu o gosto pela ciência newtoniana, e reforçou inclinações deístas, durante uma visita de dois anos a Inglaterra a partir de 1726 . Thomas Paine , grande divulgador do deísmo nos Estados Unidos. 
    Ao mesmo tempo, com a imigração de deístas ingleses, a divulgação dos escritos deístas e a difusão das idéias iluministas nas Treze Colônias contribuiram para popularizar o deísmo nos Estados Unidos , com os escritos dos norte-americanos, John Quincy Adams , Ethan Allen , Benjamin Franklin , Thomas Jefferson , James Madison , George Washington e, especialmente, Thomas Paine em seu livro A Idade de Razão . Os princípios deístas, especificamente tiveram efeito sobre as estruturas política e religiosa dos Estados Unidos , tais como a separação entre Igreja e Estado e a liberdade religiosa. 


    O Deismo, geralmente considerado como uma influente escola de pensamento, declinou em cerca de 1800. O termo deísta tornou-se raramente utilizado, mas as crenças deístas, suas idéias e influências não. Elas podem ser vistos no século XIX na teologia liberal britânica e na ascensão do Unitarianismo , que adotou muitas das suas crenças e idéias. Mesmo hoje, há um número significativo de Web sites deístas. 
    Vários fatores contribuíram para um declínio geral na popularidade do deismo, incluindo: o surgimento, crescimento e propagação do naturalismo e do materialismo , que foram ateístas ; os escritos de David Hume e Immanuel Kant (e mais tarde, Charles Darwin ), que aumentaram dúvida sobre o argumento da primeira causa e do Argumento Teleológico , transformando muitos (embora não todos) potenciais deístas ao ateísmo ou panendeísmo ; perda de confiança em que a razão e o racionalismo poderiam resolver todos os problemas; críticas de excessos da Revolução Francesa ; críticas que o livre pensamento levaria inevitavelmente ao ateísmo; uma campanha antideísta e anti-razão de alguns clérigos cristãos para caluniar o deismo e equipará-lo com o ateísmo na opinião pública; revivalismo de movimentos cristãos que afirmavam que uma relação pessoal com uma divindade era possível.


Tecnologia do Blogger.