Um deísta no século XXI








Por Joseclei Nunes.
Edição: Thiago Henrique Gonçalves.

Século XXI.

  Nos dias de hoje, nossa sociedade vive uma tradição em que talvez certas questões não fossem postas à prova. Vivemos num mundo multidiversificado, onde as crenças são inclusas nesse aspecto. Dentro desse panorama, onde se enquadra o deísta?
   Desde o surgimento do iluminismo no século XVII, começamos a questionar coisas que naquela época era morte certa, com inquisição na Espanha, em Roma e em muitos lugares da Europa, passou a se questionar o que realmente é verdade dentro do que nos ensinaram a aceitar como a verdade.
   Passando por muitos anos e chegando ao século XXI, começamos a questionar se tudo que se prega pela tradição, é realmente verdade.
   Hoje o mundo é dividido em muitas crenças, muitas formas de se ver Deus, e muitas formas de se ver Jesus, Maomé, Buda, nisso observamos que muitas pessoas que seguem a esses seres “evoluídos”, fazem o oposto ou esquecendo a essência do que seus líderes idealizaram.





   E onde fica o deísmo nisso? Se olharmos e analisarmos o mundo hoje pela óptica deísta, notamos que, cada um de nós vai pensar de formas diferentes, pois o deísmo é isso, te proporciona certa liberdade de análise, em que e como você pode acreditar, mas como fica o deísmo em pleno século XXI?

   Hoje observamos formas de crenças e não crenças, como por exemplo, em países protestantes, onde agora são ateus, como em países católicos, onde tem que se dividir sua popularidade com os protestantes e islãs e com o crescimento da literatura ateísta.
  Em comparação à força e tamanho das religiões, e do ateísmo, o deísmo não tem forças suficientes para ser exposto e respeitado, bem quisto como filosofia e ideologia de vida, apesar de ícones da humanidade ter sido adeptos a tal filosofia e ideologia, tais como: Rousseau, Voltaire, John Locke, Thomas Paine, e Anthony Flew que a pouco expôs em seu livro Deus existe, que deixou de ser ateu para se “converter” ao deísmo.
   Mas o deísmo ainda tem a muito a oferecer. Com as guerras religiosas e as formas preconceituosas e ditatoriais de suas respectivas religiões, muitas pessoas acabam se afastando de suas crenças e acabam virando ateus ou agnósticos, e não deístas, mas porque não, porque é muito mais fácil você virar ateu ou agnóstico do que ser deísta, mas na verdade, muitas dessas pessoas acabam sendo deístas e por não conhecerem, viram ateus ou agnósticos.
  O deísmo te da à liberdade que muitas religiões teístas não dão, porque elas acreditam em livros que se dizem sagrados e te regra de o que é certo ou errado, mas se virmos no antigo testamento, Deus te da o livre-arbítrio para você escolher o seu próprio caminho, e é isso que o deísmo, em tese oferece, pois você continua crendo em um Deus da sua própria forma sem depender em ficar preso a um tipo de doutrina, pois invés de pregar o amor como seus profetas, se mata para ganhar mais membros e forças, pois você pode crer de sua forma, utilizando a razão e até mesmo seguir a esses “indivíduos de luz” da forma do seu entender.
  O deísmo é isso, mas para um dia poder conhecer, é pesquisando e usando sua própria razão, mas sempre em prol do bem e sem preconceito ao próximo. 


9 comentários:

  1. Muito bom, viva o Deísmo a melhor filosófia relgiosa para um mundo melhor, respeito, paz, amor, igualdade e justiça. Viva o verdadeiro Deus o que te deu razão e livre arbitrio para pensar de sua forma.

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar em deísmo, era deísta
    sem saber, pois creio em Deus mas não concordo com
    nenhuma religião, querem mandar até em nossos pensamentos,minha mãe é um robÔ da igreja tenho dó dela espero que ela um dia acorde para realidade!

    ResponderExcluir
  3. Olha, sinceramente não me preocuparia com isso.

    O deísmo é uma filosofia pessoal, cabendo interpretações dentro da sua essência, justamente por ser pessoal. Filosofia, atitude; ação.

    Não me importa quantos somos deístas, 100, 1.000, 1.000.000...., basta-me saber que sou deísta, afinal não somos sociedade, organização, comunidade deísta. Somos deístas por sermos deístas, por acreditarmos na essência filosófica do deísmo, razão, lógica e as forças universais naturais. Se o deísmo um dia passar a ser enquadrado como uma comunidade, perderá todo o sentido filosófico original, se organização fossemos, nivelaríamos a qualquer outra religião ou filosofia doutrinada.

    Espero que o deísmo sobreviva diante do processo evolutivo no qual a humanidade está passando, ai sim talvez num futuro breve possamos ter o deísmo mais difundido, aplicado e compreendido. Muitas pessoas têm tendências deístas, são até deístas, porém não sabem que sejam, desconhecem a filosofia, pouco a pouco as religiões estão perdendo suas forças doutrinadoras, as pessoas estão hoje mais esclarecidas e procurando respostas. Há muito o que evoluir, mas a evolução é uma constante.

    E dentro dessa evolução o deísmo pode se tornar uma filosofia abrangente dentro da religiosidade de cada um, porque ao invés de tradição, o deísmo pode agregar-se a questões culturais, independente de onde ocorra essa cultura. Então poderemos num futuro breve várias interpretações deístas sobre a mesma essência, dependendo da cultura local e pessoal.

    Eu já vejo isso acontecendo, conheço alguns espíritas, católicos, protestantes, maçons... que tendem a filosofia deísta, só não a compreendem.

    ResponderExcluir
  4. Quando vejo a seguinte frase "Se converteu ao deísmo" , vejo um alto grau de erro ! O deísmo não é religião para converter ninguém, ele é apenas a mudança do raciocínio robotizado ao raciocínio lógico ! Converter não se encaixa nesta opção !!

    ResponderExcluir
  5. qual o motivo de deus nos dar o livre arbítrio se não podemos fazer o que acharmos correto? jamais concordarei com qualquer que seja a religião que diga como devo me comportar ou pensar.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Antes de me entender deísta, me sentia uma estranha no ninho,ingrata e desleal c/minha família. Agora estou em paz c/o mundo, c/a vida e c/Deus.

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz em saber que há pessoas a manter o pensamento deísta em voga. O número de ateus seria menor se mais gente conhecesse o termo. Afinal de contas, alguns indivíduos se declaram descrentes por não conhecerem outras formas de acreditar sem a tutela de uma religião.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do texto, obrigado é muito bem, explicativo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.