Pode o Deísmo ajudar a conter a onda de violência religiosa?






Em todo argumento é uma boa ideia encontrar algum tipo de terreno comum para que os lados opostos possam concordar. Atualmente, temos basicamente adeptos das três grandes religiões abraâmicas "reveladas" religiões do judaísmo, cristianismo e islamismo atacando e matando uns aos outros sobre as suas diferenças religiosas. Sobre a única coisa que todos concordam é a existência de Deus.A crença exigida apenas em Deísmo é a crença na existência de Deus. Mesmo que os deístas acreditam em Deus baseada na aplicação de sua razão sobre os projetos na Natureza, que eles acreditam que pressupõe um designer, que faz o deísmo uma crença religiosa natural, deístas param por aí. Não há adição ao homem de dogmas, rituais e doutrinas que são tão propícias a conflitos e lutas. E não há sacerdotes para liderar as tropas.
Os deístas abraçam uma dependência da razão sobre a fé. Os deístas concordam com a afirmação do francês deísta Voltaire, que escreveu: "O que é fé? É acreditar que o que é evidente? Não. É perfeitamente evidente para mim que existe uma necessidade, eterno, supremo, e ser inteligente. Esta não é uma questão de fé, mas da razão. " Esta abordagem para a crença em Deus limita severamente o clero danos e os políticos podem fazer para as pessoas, colocando mais importância em razão do que ele faz sobre a fé. É muito mais difícil manipular as pessoas, apelando para a razão de sua fé.
Devido à ausência de questões controversas como dogmas, rituais e doutrinas no deísmo, o deísmo já está anos-luz mais perto de travar a onda de violência religiosa. A promoção da razão dada por Deus ajuda as pessoas atoladas numa "revelação" a religião para ver que Deus nos deu o dom da razão e também que meros homens escreveram as escrituras de seu especial "revelado" a religião. Portanto, se alguma coisa, algum dogma ou doutrina, na religião se opõe à razão, que o dogma ou doutrina irracional, que é homem, tem que ir.
Uma objeção ao deísmo desempenha um papel importante na contenção da onda de violência religiosa é que as pessoas não vão desistir de seus dogmas religiosos, doutrinas e rituais. À primeira vista isso parece ser válido. No entanto, objectivamente olhar para ela, vemos que os acontecimentos da história e a atual prova desse argumento falso.
Desde o início da humanidade, as pessoas têm mudado suas religiões. Muitas vezes a mudança foi por causa do medo da violência. Isso é como o cristianismo "convertidos" a maioria da Europa e Islã "convertidos" a maioria do Oriente Médio. (Os hebreus / judeus não eram grandes nas conversões como o deísta Thomas Paine aponta em A Idade da Razão , escrevendo: "Os judeus não fizeram converter, eles massacraram todos.") Após o advento da Era do Iluminismo, quando começaram as religiões a perder o seu poder absoluto sobre as pessoas e a sociedade e não podia mais usar a violência como um meio de converter pessoas novas e para manter seu rebanho em linha, as pessoas continuaram a mudar de religião em um ritmo ainda maior. A realidade das pessoas a mudar sua religião faz com que o cristão velha canção, Faith of Our Fathers, sem sentido.

Tanto quanto os contemporâneos renunciaram à sua religião revelada por Deísmo, a União Mundial dos deístas tem uma seção em seu site,www.deism.com, que dedicou aos escritos de pessoas que deixou uma religião revelada para o deísmo, bem como pessoas que deixaram ateísmo e agnosticismo de deísmo. A seção é Deísmo Por que? Olhando para estes escritos vemos Deísmo tem contato com as pessoas de todo o aspectos de religiões reveladas. Há pessoas que vêm de uma formação cristã, incluindo a maioria das denominações do cristianismo, tais como unitarista, católicos, batistas, mórmons, Menonita, Igreja Adventista do Sétimo Dia ea Igreja de Deus, assim como muitas outras denominações cristãs. Há também pessoas que vieram da religião islâmica e revelou a fé Baha'i. Além disso, há uma alta porcentagem de pessoas que eram ex-membros do clero nas várias religiões reveladas que deixaram tudo isso para trás, para o deísmo. Isso mostra o poder do deísmo de motivar não só os leigos, mas também membros do clero que passaram anos de suas vidas e quantidades significativas de dinheiro estudando para se tornar um membro do clero a dar tudo por deísmo.
Adicionar ao presente recurso Deísmo tem para as pessoas que já estão em uma religião revelada, o fato de que cerca de 34 milhões de pessoas nos Estados Unidos já têm crenças Deísta, mas com toda a probabilidade não estão mesmo cientes de que suas crenças têm um nome e que não está sozinho nessas crenças como a American Religious Identification Survey 2008 deixa claro, e o potencial para o deísmo a crescer a ponto de realmente fazer uma diferença muito significativa no esforço para deter a violência religiosa se torna muito evidente. Nas pessoas com crenças ARIS Deísta são classificados como "nonas". Nones são definidos como pessoas "que não se identificam com qualquer um da miríade de opções religiosas no religioso mercado americano - os irreligiosos, o não, a anti-religioso e anti-clerical. Alguns acreditam em Deus e alguns nem isso ". O relatório também afirma que das nonas", uma pequena minoria ainda ateus. "Isto significa que a vasta maioria das nonas são deístas apenas quem não sabe. Esta realidade de pessoas que deístas sem realmente conhecê-lo também é um traço comum na maior parte dos escritos do "Por deísmo" do deism.com. Os textos também mostram como o alivio das pessoas ficam felizes quando percebem que suas crenças têm um nome e que eles não estão sozinhos em suas crenças.
Como vemos mais e mais violência religiosa é encorajador perceber que temos um poder praticamente inexplorado no deísmo que, se for dada a oportunidade, pode ir um longo caminho para acabar com a violência religiosa.

4 comentários:

  1. Respondendo a pergunta título acho que não, porque mesmo usando a razão todos nós temos preconceitos. Na minha opinião o que melhoraria isso, seria uma melhor educação.

    ResponderExcluir
  2. Parcialmente concordo com o Ricardo, mas temos que entender que esse preconceito veio de anos de doutrinas, dogmas e etc das religiões em questão que vem de geração para geração. E preconceito é uma simples ignorância do ser humano, e como o Ricardo diz, a educação seria a melhor solução, pois é onde se encontra a razão!

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com o texto.

    Venho sempre pregando que devemos compreender a essência dos fatos, embora a violência possa estar agregada à religião, não é a religião o princípio da violência é a política.

    Por exemplo; vocês sabem por que Jesus existiu? Porque morreu? Porque virou um mártir? A resposta a todas estas questões é política; existiu, morreu e virou mártir por causa da política da época. Simples assim, tudo não passava de conveniência política, afinal deste sempre, Fariseus e Saduceus, (Judeus) vivem se engalfinhando, Pilatvs que nem romano era, tocou o “foda-se”, (com o perdão da palavra), mas fora justamente isso, entregou Jesus de Nazaré e não por acaso era de Nazaré ao rei Herodes Arquelau, que, diga-se de passagem, não agradava os judeus, politicamente falando.

    Bom, enfim, o que nós deístas tanto desejamos é que as religiões fossem desagregadas da política, ou melhor, que a política através de seus lideres fossem ao menos sensatos e não usurparem da crença e fé das pessoas, justificando suas atitudes insanas através do advento religioso. Particularmente penso que políticos deveriam fazer política e religiosos cuidarem de seus rebanhos. Mas uma coisa há de convir, essa mudança só será consistente através da educação e cultura.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.